Júlio César defende criação de zona franca no semiárido nordestino

Deputado Júlio César (PI) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Júlio César (PI) – Foto: Cláudio Araújo

O deputado Júlio César (PI) defendeu a criação de uma zona franca na região do semiárido nordestino em reunião da comissão especial destinada a analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 19/11). A proposta prevê características de área de livre comércio para exportação e importação, com incentivos fiscais pelo prazo de 30 anos, nos mesmos moldes da existente em Manaus.

A atual proposta prevê a criação da zona franca a partir da cidade Cajazeiras, na Paraíba. Júlio César afirmou que essa situação precisa ser reavaliada. “Eu acho muito perigoso porque dentro desse círculo existe mais de trezentos municípios. Isso seria inviável, segundo os estudos que temos acompanhado. Sugeri que a instalação dentro do semiárido, a partir de uma cidade sede que tenha a região mais árida possível”, explicou.

De acordo com a proposta, além da Paraíba, municípios de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e do Ceará também serão beneficiados. Júlio César destacou que o próximo passo é estudar uma saída que atenda aos interesses de todos os estados envolvidos.

Renata Guimarães

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *