José Carlos Araújo faz alerta ao aumento da inadimplência dos brasileiros

Deputado José Carlos Araújo - PSD/BA

O deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), em discurso na tribuna da Câmara dos deputados, nesta última quarta-feira (10), fez um alerta para o aumento substancial da inadimplência dos brasileiros, especialmente da classe dos aposentados e pensionistas.

“Há informações retratando o crescimento recorde de calote,” destacou.

Araújo explicou que há dados estatísticos que apontam o aumento do endividamento dos consumidores em patamares expressivos, tidos como os mais elevados dos últimos dez anos. O índice da taxa de inadimplência no acumulado do ano já ultrapassa 20%, puxado por dívidas com financeiras, cartões de crédito e outros compromissos não bancários. Existem estatísticas que mostram que 80 % dos clientes que procuram instituições financeiras são aposentados.

Atualmente existe uma lei vigente que prevê desconto em folha de pagamento empréstimos e financiamentos, que comprometam apenas 30% do valor do benefício. A medida, no entanto, como enfatizou José Carlos Araújo, não tem sido cumprida.

“É preciso coibir abusos, principalmente por parte das instituições não bancárias que atuam no interior e buscam alcançar os trabalhadores rurais. estes, que normalmente são mais vulneráveis chegam a comprometer em demasia seus proventos com empréstimos contraídos”.

José Carlos Araújo enfatiza, contudo, que não se trata de proibir a utilização desses recursos a aposentados e pensionistas, ou a qualquer brasileiro. Ele defende que haja um controle na linha de empréstimos e financiamentos de forma que não comprometa a renda do cidadão, inclusive causando efeito contrário: a contração de dívidas maiores.

Leandro Quirino
Assessor de imprensa do dep. José Carlos Araújo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *