João Rodrigues: migração das rádios AM para FM é prioridade para o setor

Deputado João Rodrigues (SC) - Foto: Heleno Rezende

Deputado João Rodrigues (SC) – Foto: Heleno Rezende

A migração das rádios AM para a frequência FM é considerada prioridade para o deputado João Rodrigues (SC), vice-líder do PSD. Nesta quarta-feira (18), a Frente Parlamentar da Radiodifusão, da qual o parlamentar é presidente, recebeu o ministro das Comunicações, André Figueiredo, para expor os problemas enfrentados pelo setor.

“As emissoras de pequeno porte estão inviabilizadas em decorrência da má frequência, sintonia e som. Com a migração para a FM, há uma oportunidade maior de exploração do serviço. Uma emissora de rádio gera emprego, assina carteira, paga impostos e movimenta a economia local”, destacou Rodrigues.

O ministro das Comunicações afirmou que está prevista para o próximo dia 24 a apresentação da tabela com o cálculo de valores para que as rádios possam migrar de frequência. Figueiredo disse ainda que, das mais de 1,8 mil rádios AM existentes no país, 78% já manifestaram interesse em mudar de faixa.

“É um avanço para a comunicação social do nosso país”, afirmou o deputado, que propôs também encontros mensais com representantes do ministério e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) para afinar questões e estabelecer uma estratégia de comunicação integrada.

Para aquecer a concorrência e evitar que as rádios comunitárias se tornem comerciais, Rodrigues defendeu uma melhor fiscalização na atividade. “A rádio comunitária necessita do apoio institucional. Quem trabalha nela é muitas vezes um professor, um guarda noturno com boa dicção, na condição de colaboradores. O que não é permitido é a venda de comerciais, pois elas não pagam valor de outorga”, ponderou.

Participaram ainda da reunião os deputados Herculano Passos (SP), também vice-líder do PSD, Evandro Roman (PR), Goulart (SP) e José Carlos Araújo (BA).

RELAÇÃO COM O RÁDIO – Em seu segundo mandato, o deputado João Rodrigues trabalha há 25 anos no rádio e há 12 na televisão. Foi atraído ao meio por programas policiais e narrativas de futebol. Atualmente, é apresentador do programa Balanço Geral no estado de Santa Catarina, comandando o noticiário as segundas, terças e sextas-feiras.

Renan Bortoletto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *