Jefferson Campos alerta para riscos do uso prolongado de celular

O deputado Jefferson Campos (SP) subiu à tribuna, nesta quinta-feira (27), para alertar sobre os riscos que o uso prolongado do celular pode causar. O parlamentar relatou que, segundo pesquisa realizada pela epidemiologista Devra Davis, no livro Disconnect, a radiação emitida pelos aparelhos lesa a saúde.

“De acordo com a pesquisadora, os limites de radiação podem ser excedidos se o celular ficar no bolso. Ela evidenciou que a radiação danifica as células vivas enfraquecendo, por exemplo, os espermas de um homem. Os danos causados a crianças são ainda mais assustadores, pois a medula óssea delas absorve dez vezes mais radiação das micro-ondas do celular”, informou o deputado.

Jefferson divulgou ainda, informação da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (órgão vinculado à Organização Mundial de Saúde) que realizou estudo sobre o tema. “Os pesquisadores colocaram a radiação dos telefones móveis no mesmo nível de perigo da emissão de gases vinda de automóveis”. A organização disse que embora não haja até agora nenhum caso de câncer ligado ao uso de celulares, isso pode ocorrer no futuro”, explicou.

O parlamentar sugeriu como alternativa, “o envio de mensagens ao invés de longas ligações e evitar manter o aparelho próximo ao corpo”.

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *