O deputado Ricardo Izar (SP) solicitou à nova Mesa Diretora da Casa que seja colocado em votação o Projeto de Lei 7291/06, cujo autor é o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), proibindo a exibição de animais em circos. Izar é presidente da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos dos Animais.
Ao longo do seu discurso, o parlamentar do PSD criticou a carência de debates sobre o tema. “Temos notado que ao longo desses anos esta Casa não tem dado o devido valor aos projetos de lei que tratam da questão dos direitos dos animais. E isso precisa acabar. Precisamos votar este projeto o mais rápido possível”.
Ele alerta que a sociedade civil clama pelo aumento das penas por maus tratos. Segundo o deputado, o tema já mobilizou mais de 200 mil pessoas, que foram às ruas protestar em defesa dos animais.
“A saúde dos animais depende de públicas de combate à zoonose e de controle populacional. Nove estados brasileiros já proíbem a exibição de animais em circos”, reforçou o deputado paulista.
E acrescentou: “Se a gente quer um país desenvolvido, precisamos ter um país evoluído. E só se alcança a evolução de um país quando a gente passa a respeitar o próximo. Quando a gente fala de próximo, independe de raça, de credo, de sexo e de espécie”.
A Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos dos Animais, presidida pelo deputado Ricardo Izar, foi criada em 2011, com o apoio de 212 parlamentares.
Além da proibição de animais em circos, a frente tem o objetivo de debater e sugerir medidas relacionadas ao controle populacional de animais, ao combate da caça ilegal e do tráfico de animais silvestres, às condições de transporte e abate de bichos, ao aperfeiçoamento da legislação vigente e à proteção do habitat natural.
Da Redação