Ismael Alexandrino: Dia do Cirurgião de Cabeça e Pescoço pode entrar no calendário oficial

Deputado Ismael Alexandrino (PSD-GO). Foto: Cláudio Araújo 

A Câmara analisa o Projeto de Lei 484/24, do deputado Ismael Alexandrino (PSD-GO), que institui o Dia Nacional do Cirurgião de Cabeça e Pescoço, a ser comemorado anualmente em 27 de julho em todo o País.

O parlamentar explica que a escolha da data é uma referência ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, estabelecido globalmente para chamar a atenção para a necessidade do diagnóstico precoce e do tratamento eficaz dessas neoplasias.

Prevenção e tratamento

Segundo Ismael Alexandrino, os cirurgiões de cabeça e pescoço desempenham papel crucial no sistema de saúde, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam a boca, garganta, laringe, nariz, ouvidos e pescoço.

“Esses profissionais são fundamentais na luta contra o câncer, uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. A instituição de um dia nacional dedicado a eles não apenas reconhece sua contribuição para a medicina e para a saúde pública, mas também promove a conscientização sobre os tipos de câncer de cabeça e pescoço, incentivando a população a buscar informações e cuidados preventivos”, declara o deputado.

Julho Verde

A Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) também promove a campanha “Julho Verde”, cujo objetivo é conscientizar a população sobre os cânceres que afetam essa região do corpo.

A campanha visa educar as pessoas sobre os fatores de risco, as medidas preventivas e a importância do diagnóstico precoce, que pode aumentar as chances de cura.

“Nesse sentido, instituir o Dia Nacional do Cirurgião de Cabeça e Pescoço alinhado a essa campanha reforçaria o compromisso do Brasil com a saúde pública e a prevenção do câncer”, afirma Ismael Alexandrino.

Tramitação

O projeto de lei aguarda definição do presidente da Câmara sobre quais comissões permanentes da Casa deverão analisá-lo.

Renata Tôrres

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *