O deputado Irajá Abreu (TO) assumiu, nessa terça-feira (23), a Secretaria de Regulação Fundiária do Estado do Tocantins. Em cerimônia no Palácio do Araguaia, em Palmas, o parlamentar tomou posse oficial do cargo com a presença de diversas autoridades, entre elas os deputados Eduardo Sciarra (PR), líder do PSD na Câmara, e Marcos Montes (MG), além da senadora Kátia Abreu (TO).
Com longa experiência em atividades agrícolas, Irajá afirmou que sua gestão vai buscar a regularização fundiária de assentados e pequenos produtores rurais tocantinenses. “Nosso objetivo se concentrará neles que estão numa situação de completa insegurança jurídica sem a documentação definitiva de suas terras”, declarou.
Para Irajá, é importante levar mais informações e ações do governo estadual aos movimentos do setor rural. “Essas medidas darão maior segurança jurídica ao estado”.
Kátia Abreu destacou a importância de criar uma secretaria capaz de oferecer garantias ao produtor rural. “Quando foi criada a propriedade privada foi para valorizar cada suor que pinga do ser humano”, afirmou.
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, também esteve presente à cerimônia. Com a posse, Irajá se licencia do cargo de deputado federal.
Luís Lourenço