Os deputados César Halum (TO) e Junji Abe (SP) se reuniram com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para pedir rapidez na instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel. Na última semana, Halum já havia protocolado o pedido para iniciar a CPI que investigará os preços e serviços prestados pelas operadoras de celular no Brasil.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Telefonia, César Halum saiu confiante da reunião do Henrique Alves. O parlamentar pessedista acredita que o presidente da Casa ajudará na instalação do colegiado.
“O presidente se pautou muito sobre o regimento da casa, mas mostrou claramente o seu desejo de implantação. Eu entendo que Henrique Alves não vai medir esforços para implantar essa CPI. É uma questão de tempo”, afirmou.
O deputado tocantinense voltou a destacar o fato das operadoras de telefonia celular serem as campeãs de reclamações dos Procon’s brasileiros e criticou a atuação da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
“Não é possível continuar convivendo todos os anos com um volume muito grande de reclamações, sem que a ANATEL resolva a situação do consumidor”.
Já o deputado Junji Abe, vice-presidente da Frente Parlamentar, criticou as tarifas pré-pagas cobradas pelas operadoras de telefonia móvel. Ele lembrou ainda a colaboração da Frente na redução do preço dos serviços por ela defendidos.
“A Frente parlamentar colaborou muito com a redução da tarifa de energia elétrica, proporcionada pela Presidente Dilma. E agora somos detentores de uma reclamação imensa de todos estados e municípios sobre a telefonia móvel”, destacou Junji.
Os parlamentares pessedistas são os autores do Projeto de Lei 4524/2012, que equipara os preços das tarifas pré e pós-pagas. A CPI da telefonia móvel aguarda decisão do presidente da Câmara para ser criada.
Da Redação
[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_cesar_halum_e_dep_junji_abe_cpi_da_telefonia_movel_06_03_2013.mp3]