Ihoshi divulga Frente Parlamentar para Desoneração de Medicamentos

Deputado Walter Ihoshi (SP) - Foto: Heleno Rezende

O deputado Walter Ihoshi (SP) aproveitou o recesso em Brasília para divulgar a Frente Parlamentar para a Desoneração dos Medicamentos no interior de São Paulo. Mais de 30 municípios receberam a visita do parlamentar, dentre eles Andradina, Pereira Barreto, Quatá, Cruzália e Pedrinhas Paulista. Ele tem se reunido com prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias para explicar a importância de desonerar os remédios no Brasil.

“Mais de 50% da população brasileira não têm condições de pagar pelos medicamentos que necessitam. Essa estatística poderia ser diferente se a carga tributária sobre os remédios não fosse tão alta: 33,9% do preço final, enquanto a média mundial é de 6,3%. Na prática, a cada R$ 10 pagos num medicamento em nosso país, R$ 3,39 são impostos. Nossos tributos são os mais altos do planeta”, ressalta Ihoshi.

Presidente da Frente Parlamentar no Congresso Nacional, Ihoshi salienta que a adesão das prefeituras, câmaras municipais e da sociedade civil é fundamental para o sucesso dessa luta. “Quanto mais pessoas divulgarem a campanha, se conscientizarem de que pagam mais do que deveriam pelos medicamentos no país e protestarem contra isso, mais chances temos de sensibilizar o Poder Executivo a tomar uma atitude”.

O grande desafio é fazer com que os governadores reduzam a alíquota do ICMS, que gira em torno dos 18%. Este é o imposto que mais pesa no bolso do consumidor. No Paraná, o governo baixou o ICMS sobre remédios de 18% para 12% e viu a arrecadação crescer 104% de um ano para o outro.

“Queremos que outros governadores sigam este exemplo, inclusive, o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB). É aí que entram os prefeitos e vereadores. Se conseguirmos uma redução gradativa dos impostos, tanto o consumidor quanto o poder público só têm a ganhar. Ampliar o acesso da população aos remédios é garantir mais saúde a todos”, concluiu Ihoshi.

Da Assessoria

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *