Hugo Napoleão: “Ensino profissionalizante é indispensável em nosso país”

Deputado Hugo Napoleão (PI) - Foto: Heleno Rezende

A Medida Provisória 593/12, que amplia a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, foi debatida, em Comissão Mista no Senado nesta terça-feira (19).  Desde 2011, quando o Governo Federal criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, alunos das escolas públicas vem sendo agraciados com cursos técnicos gratuitos. Já os alunos das escolas particulares só serão contemplados pelo programa se a MP for aprovada pela Câmara e pelo Senado.

O ex-ministro da Educação e vice-líder pessedista, deputado Hugo Napoleão (PI), lembrou que em sua gestão no Ministério da Educação foi implantado o Protec, que instituía o ensino profissionalizante para o nível médio, e se mostrou satisfeito com a ampliação do projeto “É uma medida positiva do governo. Espero que frutifique”.

O parlamentar acredita que a medida facilitará o acesso dos estudantes ao mercado, qualificando ainda mais os jovens e contribuindo para aumentar a produtividade e a competitividade. “Chegamos a uma fase em que tínhamos, por exemplo, mais engenheiros metalúrgicos do que técnicos em metalurgia. Isso mostra a dimensão de quanto o ensino profissionalizante é indispensável em nosso país”.

Onofre Agostini (SC), vice-líder do PSD, afirma ser necessário dar mais condições à educação no Brasil, preparando melhor jovens e professores. “Estão muito preocupados com a universidade, o nível superior, mas quem sabe a solução do Brasil não está nas escolas técnicas?”, questionou o parlamentar e acrescentou: “Há muitas indústrias em instalação, por exemplo, em Santa Catarina, que tem que buscar gente fora no estado, por não contar com profissionais preparados. Não tem técnicos”.

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 7 milhões de jovens, entre 18 e 24 anos concluíram o ensino médio, mas não ingressaram em um curso superior. Apesar do aumento nas matrículas em cursos técnicos, o ministério destaca que os candidatos ainda não suprem as necessidades em áreas fora do setor industrial.

Da Redação

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_hugo_napoleao_e_onofre_santo_agostini_mp_593_12_amplia_qualificacao_profissional_e_tecnologica_dos_jovens_19_03_2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *