Homero Pereira acha possível entendimento sobre MP do Código Florestal

Em sua primeira coletiva como presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, o deputado Homero Pereira (PSD-MT) afirmou que é possível um entendimento no Congresso em torno da Medida Provisória do Código Florestal. “Sempre que uma Medida Provisória é enviada, quando é constituída uma comissão especial para tratar do tema, obviamente abre-se espaços para um entendimento”.

Ainda segundo Homero Pereira, “a expectativa é que possamos ocupar este espaço para estabelecer um grande pacto entre a produção e a preservação.”

Pereira disse também que a sua expectativa é que possa existir um diálogo entre ruralistas e ambientalistas, juntamente com o relator da Comissão Especial e o próprio Governo. “Que a gente possa criar esse ambiente propício, para que não hajam vencidos nem vencedores, mas que possamos promover um desenvolvimento sustentável no nosso país”.

Sobre a recomposição da mata ciliar e sobre qual seria a metragem ideal, o futuro presidente da FPA tem uma posição firmada. “Acho que da forma como ficou, ficou injusto para quem tem cinco ou seis módulos. Hoje eles estão obrigados a 15, 30 até 100 metros. Isto não é a realidade brasileira. Temos que ir ao encontro da realidade”.

O parlamentar mato-grossense disse que a alteração feita no Código Florestal conseguiu jogar mais de 90 por cento da produção brasileira na ilegalidade. “Não queremos que o atual Código Florestal vá jogar na ilegalidade, principalmente o médio produtor que, às suas custas, não terá condições de fazer essa recomposição. No mundo inteiro quem faz a recuperação é o próprio Governo ou incentivado pelo Governo”, explicou.

Sobre a polêmica declaração da Presidenta da República, que desautorizou o ministro da Agricultura Mendes Ribeiro de falar sobre a Medida Provisória enviada ao Congresso, o deputado Homero Pereira tem o seguinte entendimento:

“Acho que o gesto da Presidente foi muito mais porque o assunto agora está tramitando no Congresso. Então, quem tem a prerrogativa de se debruçar sobre o assunto são, efetivamente, os parlamentares. Nós, da Frente Parlamentar da Agropecuária continuaremos insistindo para que o ministro da Agricultura (Mendes Ribeiro) seja o nosso interlocutor, aquele que vai encaminhar nossas demandas junto ao Governo. Tenho certeza que a presidente da República vai acatar as nossas angústias que serão encaminhadas através do ministro da Agricultura”.

A posse de Homero Pereira na presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária acontecerá nesta quarta-feira, às 20h. Ele sucede o também deputado pelo PSD, Moreira Mendes (RO). Homero foi eleito por aclamação no último dia 22 de maio e seu período à frente da FPA será de dois anos.

Da Redação

Assista o vídeo:

[youtube_video id=”6bFnv0KbRr4″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *