Heuler faz alerta sobre desaceleração da economia brasileira

Deputado Heuler Cruvinel (GO) - Foto: Heleno Rezende

O deputado Heuler Cruvinel (GO) fez um alerta ao país em relação aos  efeitos danosos da desaceleração da economia brasileira. “A desaceleração acentuada da nossa atividade econômica, fruto de um verdadeiro processo de desindustrialização, nos levará a um PIB negativo e a um crescimento nulo. Isto sem falar dos riscos do fantasma da inflação que voltou a nos assolar recentemente”, disse o deputado.

Para Heuler, falta ao Brasil uma política efetivamente estruturada de fortalecimento da atividade empresarial brasileira, além de outros mecanismos de fomento, como  incentivos aos programas de pesquisa e extensão universitários nas áreas de vocação econômica dos municípios ou o aproveitamento do Bônus Demográfico.

O vice-líder da bancada do PSD na Câmara ainda cobrou o “reequilíbrio constitucional urgente nos critérios legais de repasse do FPE e FPM e uma rigorosa e efetiva reforma fiscal “. O deputado lembrou que a agricultura brasileira, por exemplo, tem feito a sua parte, com projeção, inclusive, de uma safra recorde este ano (cerca de 185 milhões de toneladas de grãos), graças especialmente aos recentes resultados das lavouras de soja e milho. “Somos uma pujante economia agropecuária (240 milhões de hectares e 213 milhões de cabeças de gado), com um gigantesco potencial para figurar entre as maiores e melhores economias deste século, podendo inclusive liderar o BRIC dos países em desenvolvimento”, disse.

Mas tais esforços podem ser prejudicados pela atual falta de visão de futuro da política econômica.“Acorda Brasil, não podemos viver só de contenção de juros, desonerações de impostos e ajustes nas contas públicas por meio de contabilidade criativa”, pontuou Heuler. “O desempenho da nossa balança comercial e de estatais como a Petrobrás, nos salta aos olhos como um grave alerta. Ainda há tempo para mudar de rumo e fazer as reformas que o Brasil tanto precisa para voltar a crescer”, conclamou  o deputado.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *