Herculano Passos e Izar criticam silêncio de prefeito em depoimento

Deputado Ricardo Izar (SP) - Fotos: Cláudio Araújo

Deputado Ricardo Izar (SP) – Fotos: Cláudio Araújo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que trata dos maus-tratos a animais recebeu, nesta quinta-feira (17), o prefeito do município de Santa Cruz do Arari (PA), José Beltrão Pamplona, acusado de mandar caçar e matar os cães e cadelas da cidade. Pamplona apresentou habeas corpus, fez apenas afirmações gerais e não respondeu as perguntas dos parlamentares.

Para o presidente da CPI, deputado Ricardo Izar (SP), a atitude do depoente prejudicou a audiência. “Infelizmente, ele veio respaldado pelo direito de não falar e acabou atrapalhando o andamento do depoimento. Apesar disso, os fatos e as testemunhas que já ouvimos mostram que a iniciativa de mandar matar os animais partiu do prefeito. Por isso, tudo leva a crer que faremos indicação para o seu indiciamento.”

O caso aconteceu há dois anos e teve repercussão nacional. O prefeito reconheceu que fez a captura dos cachorros, mas negou ter ordenado a matança dos animais. “Os bichos foram levados para a zona rural do município, já que estavam causando a proliferação de doenças na cidade”, afirmou.

Deputado Herculano Passos (SP)

Deputado Herculano Passos (SP)

O sub-relator da Comissão, deputado Herculano Passos (SP), acredita que as poucas informações dadas pelo prefeito não batem com as provas apresentadas. “A situação dele é delicada, uma vez que foi afastado por três meses do cargo e o que aconteceu naquela cidade pode servir de exemplo para que outras não façam o mesmo”.

Bruna Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *