Herculano Passos defende mais investimentos para o ecoturismo

Deputado Herculano Passos (SP) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Herculano Passos (SP) – Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Turismo (CTUR) realizou audiência pública, nesta quarta-feira (21), para debater o fomento ao ecoturismo e ao turismo de aventura. O deputado Herculano Passos (SP), vice-líder do PSD e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur), avaliou que o estímulo a esses segmentos passa pelo investimento na gestão dos parques naturais, que são o principal foco dos praticantes dessa modalidade.

“O Brasil é o país mais rico em reservas naturais. A Amazônia, o Pantanal e outros ecossistemas nos oferecem um potencial muito pouco explorado. Ao regulamentarmos a exploração desses polos, para que a gestão seja melhorada pela via legal, conquistaremos, em curto prazo, vários benefícios em termos de geração de renda e empregos”, destacou o parlamentar.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), cerca de 6 milhões de turistas frequentam, anualmente, os parques naturais brasileiros. O ecoturismo, segundo o órgão, gera impacto econômico de 65% nas regiões em que é explorado, enquanto o turismo convencional tem impacto de 20%.

O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, destacou que um modelo bem sucedido de concessões foi adotado nos parques nacionais de Foz do Iguaçu (MT) e Fernando de Noronha (PE). “O setor poderia crescer muito mais se tivéssemos nossos parques naturais mais abertos, menos burocratizados e com maior número de concessões. O setor público não tem recursos para investir, prioritariamente, em turismo. Portanto, é preciso modernizar essa relação”, destacou.

Demétrius Crispim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *