Herculano comemora dispensa de visto a estrangeiros durante Jogos Olímpicos

Deputado Herculano Passos (SP) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Herculano Passos (SP) – Foto: Cláudio Araújo

A dispensa de visto para estrangeiros que visitarem o Brasil em 2016, ano olímpico no país, foi aprovada pelo Plenário, nesta quinta-feira (1º). Esta é uma das principais demandas do deputado Herculano Passos (SP), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, que comemorou o resultado.

“Durante a Copa do Mundo houve uma facilitação na expedição do visto, mas, para 2016, queremos a desobrigação total. Isso nos dará um panorama concreto do impacto positivo que trará à economia do país e esperamos que ajude a convencer o governo de que liberar o visto é mais positivo do que negativo”, argumentou.

A Olimpíada reunirá 201 delegações, 70 mil voluntários e a expectativa é a de que o país receba um milhão de visitantes. O projeto aprovado prevê que portaria conjunta dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e do Turismo poderá determinar a dispensa unilateral do visto de turista para quem entrar no país até 18 de setembro de 2016. O prazo de permanência será de até 90 dias, improrrogáveis, a contar da data da primeira entrada em território nacional.

“Em tempos de dólar alto, quanto mais turistas estrangeiros recebermos, melhor! Os Estados Unidos, por exemplo, são o maior emissor de turistas para o mundo e a exigência de visto para que eles entrem no Brasil acaba desestimulando muitos a virem para cá”, lamentou Herculano.

Segundo a proposta, a dispensa unilateral do visto (só por parte do Brasil) não está condicionada à comprovação de aquisição de ingressos para assistir a qualquer evento dos Jogos Rio-2016, como aconteceu na Copa do Mundo.

O texto segue para análise do Senado.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *