Guilherme e Danrlei apoiam proposta de renegociação de dívidas de clubes de futebol

Deputado Danrlei de Deus (RS) - Foto: Cláudio Araújo

Os deputados Guilherme Campos (SP), ex-líder do PSD, e Danrlei de Deus (RS) foram unânimes ao afirmar que, com a aprovação da lei que trata das dívidas dos clubes, será preciso uma gestão de qualidade e responsabilidade fiscal, principalmente nos times de futebol. Os parlamentares foram favoráveis ao relatório aprovado na comissão especial que analisou o Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte) previsto nos PLs 5.201/13 e 6.753/13, nessa quarta-feira (7). Pela proposta, os clubes esportivos são obrigados a apresentar a Certidão Negativa de Débitos (CND) com a União para participar de competições oficiais. Caso não ocorra,  o time será rebaixado automaticamente para a série inferior.

“A partir dessa sanção é que teremos o efetivo pagamento e a moralização do futebol brasileiro. Se não tiver uma boa gestão para poder manter seus impostos e demais contas em dia, o clube será punido com o rebaixamento e aí terá que correr atrás do prejuízo”, justificou Campos.

Para Danrlei, a nova regra obriga os times a fazer contratações de acordo com o orçamento disponível. “Isso permitirá com que todos os clubes voltem ao mesmo patamar. Porque, atualmente, aqueles clubes que são corretos e pagam em dia tem menos dinheiro para contratar atletas. Já aqueles que não pagam aquilo que devem, principalmente ao governo federal, contratam bons jogadores e saem com vantagem”, afirmou.

Guilherme Campos destacou que apresentará duas emendas em plenário para pontos considerados importantes, mas que não foram contemplados no relatório. Uma delas prevê que ao menos 20% dos valores recebidos de patrocínio de empresas públicas federais ou com participação da União deverão ser destinados à quitação das parcelas finais dos débitos parcelados.

Outro ponto aprovado cria o fundo de iniciação esportiva para dar oportunidade às crianças e jovens na atividade profissional. A proposta será analisada pelo plenário da Câmara.

Jaque Bassetto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *