Guilherme Campos quer incluir anemia falciforme no sistema de cotas de emprego

Deputado Guilherme Campos (SP) - Foto: Heleno Rezende

Em pronunciamento nessa quarta-feira (19), Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme, o deputado Guilherme Campos (SP), ex-líder do PSD, defendeu a aprovação do Projeto de Lei 7.561/10, que dispõe sobre a contratação de pessoas com anemia falciforme pelas empresas privadas no sistema de cotas de emprego, conforme prevê o artigo 93 da Lei 8.213/91. “A inclusão representará um avanço nas conquistas alcançadas pelas pessoas com anemia falciforme, permitindo ampliar sua inclusão social, por meio da acessibilidade ao trabalho e emprego formais”, disse.

O projeto também obriga o Ministério do Trabalho e da Previdência Social a reunir estatísticas sobre o total de empregados e as vagas preenchidas por pessoas com anemia falciforme, fornecendo-as, quando solicitadas, aos sindicatos ou entidades representativas dos empregados.

O coordenador da Associação Brasiliense de Pessoas com Doença Falciforme (Abradfal), Elvis Magalhães, destacou a importância da aprovação da proposta. “Nós temos na associação pessoas que infelizmente perderam o emprego diversas vezes, um, inclusive, perdeu 19 vezes em um ano. A pessoa com a doença falciforme tem dificuldade para ser inserida no mercado de trabalho e precisamos de argumentos e ferramentas para facilitar a vida dessas pessoas”, enfatizou.

Dados do Ministério da Saúde estimam que a cada ano nascem no Brasil cerca de 3,5 mil crianças com a doença falciforme e em média 200 mil com traço falciforme, ou seja, com a possibilidade de gerar descendentes enfermos. Sem acompanhamento médico adequado, 25% das crianças não alcançam cinco anos de vida, e de 20 a 50% tem morte perinatal.

A doença falciforme é hereditária e caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, tornando-os parecidos com uma foice. Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia. Essa condição é mais comum em indivíduos da raça negra. No Brasil, representam cerca de 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme nasceu com o objetivo de promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral as pessoas com a enfermidade e difundir os avanços técnico-científicos relacionados às hemoglobinopatias. Em diferentes regiões do país foram realizados movimentos de conscientização, com entrega de folders e material explicativo.

A Abradfal está realizando um cadastro para contabilizar quantas pessoas possuem a doença no Distrito Federal. O objetivo é conhecer em qual local existe maior incidência e cobrar melhores políticas públicas e capacitação dos profissionais que atendem a região.

Jaque Bassetto

Ouça também a matéria de rádio:

[audio:http://psdcamara.org.br/wp-content/uploads/2013/06/Guilherme-Campos-quer-incluir-doenca-falciforme-no-sistema-de-cotas-de-emprego-19-06-2013.mp3|titles=Guilherme Campos quer incluir doenca falciforme no sistema de cotas de emprego 19-06-2013]

Assista a matéria de vídeo:

[youtube_video id=”MwNV_grrTdk”]

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *