Geraldo Thadeu: riscos do consumo excessivo do sal devem ser divulgados

Deputado Geraldo Thadeu (MG) - Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) aprovou nesta quarta-feira (10) o Projeto de Lei 3893/12 do deputado Geraldo Thadeu (MG), que exige a divulgação de advertência sobre os riscos do consumo excessivo de cloreto de sódio, o sal de cozinha. O objetivo, segundo o parlamentar, é evitar a ocorrência de doenças como câncer de estômago, hipertensão e sobrecarga renal, além de problemas cardiovasculares  e retenção líquida que implica no aumento de peso.

“Propomos que bares, lanchonetes e restaurantes sejam obrigados a estampar nos saleiros e congêneres, mensagens alusivas aos malefícios causados pelo consumo excessivo do sal. A mesma advertência deve ser aplicada nas embalagens do produto vendidas em supermercados quer sejam em sacos plásticos, recipientes ou sachês”, explicou Thadeu.

Segundo pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), são ingeridos no Brasil  4,5 gramas de sódio por dia, enquanto a quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de dois gramas.

A matéria segue para análise, em caráter conclusivo, das Comissões de Seguridade Social e Família e  Constituição e Justiça e de Cidadania

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *