Expedito Netto: São Miguel do Guaporé já tem equipamento para tratar HPV

A verruga é uma doença causada pelo vírus HPV (papilomavírus humano) e pode ser transmitida por contato e até provocar tumores malignos. Para tratar a população de Rondônia acometida por essa enfermidade, o deputado Expedito Netto (PSD-RO) destinou emenda parlamentar que possibilitou a compra do aparelho criocautério cilindro de nitrogênio. O equipamento é utilizado em pequenos procedimentos cirúrgicos com retirada de verruga, manchas, pequenos caroços, entre outros.

Deputado Expedito Netto (TO). Foto: Cláudio Araújo

“Os moradores que vivem em São Miguel do Guaporé já podem buscar atendimento na UBS José Dias Santana para fazer a avaliação, efetuar o procedimento necessário e prevenir do câncer do colo do útero”, comemora Expedito.

População masculina
Além de prevenir contra o câncer do colo do útero, o equipamento também vai contribuir para evitar o avanço do HPV na população masculina. O objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os cânceres de garganta e de boca são o sexto tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal são atribuíveis à infecção pelo HPV.

“Meu mandato é pautado em atender as necessidades básicas da população, e uma delas é a saúde. Parte dessas emendas de minha autoria foram destinadas às unidades, centros de saúde, postos e hospitais para proporcionar atendimento de qualidade. Ainda há outros recursos que enviei que contemplam outras áreas. Agora é batalhar pela liberação do restante das emendas”, reforçou Netto.

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *