A verruga é uma doença causada pelo vírus HPV (papilomavírus humano) e pode ser transmitida por contato e até provocar tumores malignos. Para tratar a população de Rondônia acometida por essa enfermidade, o deputado Expedito Netto (PSD-RO) destinou emenda parlamentar que possibilitou a compra do aparelho criocautério cilindro de nitrogênio. O equipamento é utilizado em pequenos procedimentos cirúrgicos com retirada de verruga, manchas, pequenos caroços, entre outros.
“Os moradores que vivem em São Miguel do Guaporé já podem buscar atendimento na UBS José Dias Santana para fazer a avaliação, efetuar o procedimento necessário e prevenir do câncer do colo do útero”, comemora Expedito.
População masculina
Além de prevenir contra o câncer do colo do útero, o equipamento também vai contribuir para evitar o avanço do HPV na população masculina. O objetivo proteger contra os cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV.
Segundo dados do Ministério da Saúde, os cânceres de garganta e de boca são o sexto tipo de câncer no mundo, com 400 mil casos ao ano e 230 mil mortes. Além disso, mais de 90% dos casos de câncer anal são atribuíveis à infecção pelo HPV.
“Meu mandato é pautado em atender as necessidades básicas da população, e uma delas é a saúde. Parte dessas emendas de minha autoria foram destinadas às unidades, centros de saúde, postos e hospitais para proporcionar atendimento de qualidade. Ainda há outros recursos que enviei que contemplam outras áreas. Agora é batalhar pela liberação do restante das emendas”, reforçou Netto.
Diane Lourenço