Espaço Democrático vai acelerar a construção do programa partidário

Deputado Eduardo Sciarra (à direita), coordenador dos estudos sobre Infraestrutura e Energia (Foto: Assessoria PSD Nacional)

O Espaço Democrático, fundação do PSD para estudos e formação política, reuniu nesta quinta-feira (22), em um almoço em São Paulo, os coordenadores dos seus conselhos temáticos. O objetivo do encontro, segundo explicou o presidente da instituição, o vice-governador paulista Guilherme Afif, foi planejar as próximas ações do grupo de personalidades que está elaborando o conteúdo programático do partido.

“Nossa missão é trabalhar como um think tank, debatendo as questões que afetam o desenvolvimento econômico e social e propondo soluções”, afirmou Guilherme Afif, ressaltando que o resultado desse trabalho deve ser um projeto para a Nação.

Os Conselhos Temáticos foram criados pelo Espaço Democrático no início de 2012 e desde então seus integrantes, coordenados por especialistas de renome e competência reconhecida, vem debatendo as questões relacionadas a cada um dos temas definidos.

Como explicou o diretor do Espaço Democrático, Rubens Figueiredo, o processo agora deverá ser acelerado, com a realização de cinco seminários. No primeiro deles, marcado para o início de dezembro, serão debatidas propostas para a definição de uma estratégia econômica para o Brasil, abrangendo temas que vêm sendo tratados por diversos conselhos, a exemplo dos de Política Econômica; Segurança e Defesa Nacional; Desenvolvimento Urbano; Indústria, Tecnologia e Inovação; e Política Externa e Comércio Exterior.

O coordenador do Núcleo de Estudos do Espaço Democrático, o economista Roberto Macedo, adiantou que outros quatro seminários já estão previstos para o início de 2013, para discutir temas como política macroeconômica; investimentos e políticas setoriais; valorização do contribuinte; e políticas sociais.

A reunião desta quinta-feira teve a presença da prefeita em exercício de São Paulo, Alda Marco Antônio, que é a coordenadora do Conselho Temático de Desenvolvimento e Inclusão Social; dos deputados federais Eduardo Sciarra (coordenador de Infraestrutura e Energia); Reinhold Stephanes (coordenador de Previdência); Vilmar Rocha (vice-presidente do Espaço Democrático); e Eleuses Paiva (coordenador do Conselho de Saúde).

Também estavam presentes os coordenadores dos Conselhos de Pacto Federativo e Tributação (ex-vice-governador do Amazonas Samuel Hanan); Indústria, Tecnologia e Inovação (ex-presidente da Petrobras e da Embraer, Ozires Silva); Educação (secretário de Educação do Município de São Paulo, Alexandre Schneider); Segurança e Defesa Nacional (general da reserva Antônio Burgos); Política Externa e Comércio Exterior (embaixador José Botafogo Gonçalves); Desenvolvimento Rural (ex-secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, João Sampaio); Justiça e Cidadania (advogado criminalista Arnaldo Malheiros Filho); Cultura (diretor do SESC-SP Danilo Miranda); Esportes (secretário de Esportes do Município de São Paulo Antonio Moreno Neto); e de Emprego e Trabalho (presidente da UGT, Ricardo Patah).

Outro participante do encontro desta quinta-feira foi Alexandre Kireeff, prefeito eleito de Londrina, cidade de 520 mil habitantes do norte do Paraná, que destacou a importância do trabalho que está sendo realizado pelo Espaço Democrático. “As ideias e propostas produzidas pelos Conselhos serão muito úteis para o crescimento do partido”, afirmou.

Da Assessoria do PSD Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *