Enchente: Moreira cobra ações efetivas para assistência da população rondoniense

Deputado Moreira Mendes e o general Adriano Pereira Júnior, Secretário Nacional de Defesa Civil (SEDEC) - Foto: Assessoria

O líder do PSD na Câmara, Moreira Mendes (RO), tem cobrado providências efetivas para ajudar as famílias vítimas de alagamento provocadas pelas intensas chuvas na Região Norte. Esta semana, o parlamentar visitou o Secretário Nacional de Defesa Civil (SEDEC), general Adriano Pereira Júnior, para saber o que o está sendo efetivamente disponibilizado para o estado.

Durante a reunião, Moreira relatou as dificuldades que a polução rondoniense tem enfrentado e solicitou informações sobre as ações de atendimento hospitalar, recursos para transportes das famílias que estão ilhadas e execução das obras provisórias para restabelecer os serviços essenciais – água, energia, remoção de escombros e realização de acessos alternativos.

O general informou ao parlamentar que a SEDEC precisa ser acionada em duas fases para começar a ajudar a população, e que tudo começa quando o governo federal decreta situação de emergência, o  que já aconteceu com Rondônia nos municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Porto Velho e Rolim de Moura. Ele ressaltou, ainda, que todas as solicitações feitas pelo governo de Rondônia foram atendidas.

“Trabalhamos na fase de assistência, restabelecimento dos serviços essenciais e na reconstrução de infraestrutura destruída. Até agora o que o estado solicitou foi atendido. Nós estamos prontos a atender o que vier de demanda”, disse Pereira Júnior.

Ao final do encontro, o parlamentar reiterou que a situação em Rondônia é grave e ressaltou a importância da colaboração de todos para cobrar ações que possam ajudar às vítimas da enchente do Rio Madeira. “A população passa por um momento de muita dificuldade. Sou solidário com essas famílias que estão isoladas. Precisamos unir força para conseguir socorro para essas vítimas”, salientou.

Moreira encaminhou ofício ao governo do estado e aos municípios atingidos com o intuito de orientá-los quanto à solicitação junto ao governo federal para a disponibilização de recursos, e colocou o seu gabinete a disposição para conseguir socorro a população atingida pela cheia.

Da Assessoria

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *