Empresas de energia elétrica prestam esclarecimentos sobre apagões

Deputado José Carlos Araújo (BA) - Foto: Cláudio Araújo

Distribuidoras de energia elétrica do Pará e do Distrito Federal foram convocadas pela Comissão de Defesa do Consumidor nessa quarta-feira (5) para prestar esclarecimentos, em audiência pública, acerca dos sucessivos apagões elétricos ocorridos em suas regiões e sobre os possíveis danos causados aos consumidores.

Segundo o deputado José Carlos Araújo (BA), presidente da Comissão, o debate com as empresas de energia e representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi primordial para apresentar um panorama do serviço no país. “Fiquei surpreso com a má situação em que as empresas se encontram. Queremos ver se isso é pontual ou generalizado. Vamos requisitar relatório oficial da Aneel sobre as demais regiões”.

A Companhia Energética de Goiás (Celg) e a Companhia Energética de Brasília (CEB) figuraram nas últimas colocações no ranking de qualidade do serviço das distribuidoras de energia em 2012. As Centrais Elétricas do Pará (Celpa) ficaram na última posição.

Para Araújo, a pior situação é da CEB. “A empresa que fornece energia para a capital deveria se apresentar como modelo, mas não se encontra nem entre as dez mais conceituadas”.

As empresas reconheceram os problemas no fornecimento do serviço aos consumidores e apresentaram propostas que demandam investimentos na ordem de R$ 550 milhões para melhorar o atendimento.

Verônica Gomes

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_jose_carlos_araujo_empresas_de_energia_eletrica_prestam_esclarecimentos_sobre_apagoes_07-06-2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *