Eliene Lima pede aprovação de PECs sobre demarcação indígena

Deputado Eliene Lima (MT) - Foto: Cláudio Araújo

O deputado Eliene Lima (MT) falou, nesta terça-feira (16), no programa Palavra Aberta da TV Câmara, sobre a demarcação de terras indígenas no país. O parlamentar, que é membro da subcomissão especial que debate o tema, criticou a forma de demarcação realizada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), destacando que “interesses estranhos” baseiam o processo demarcatório.

“Se você pegar o mapa de onde há o interesse da demarcação de terras indígenas, está clara a intuição desonesta de ONGs que manipulam índios. Existe um processo sem controle, estranho, feito nas entrelinhas, uma Funai que foi pujante outrora e hoje vive influenciada por essas organizações”, afirmou.

O deputado destacou que “os indígenas não precisam somente de terras. Eles necessitam de saúde, qualidade de vida, educação, crescimento intelectual e participação na vida da sociedade mantendo seu aculturamento”.

Eliene defendeu fortemente a aprovação das Propostas de Emendas Constitucionais (PEC) 215/00 e 37/07 (de sua autoria) para disciplinar as demarcações e cessar com os conflitos. “Não algo vindo de cima para baixo, injusto como foi na Suiá Missu, onde há muitos anos, pequenos, médios e até grandes produtores rurais ocuparam 165 mil hectares, formando uma cidade que se encontrava em fase de emancipação, e recentemente, uma decisão destruiu os sonhos de mais ou menos oito mil pessoas que viviam ali”.

Jaque Bassetto

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *