Eliene Lima destaca recorde de produção de grãos e fibras no Mato Grosso

Em plenário, o deputado Eliene Lima (MT) reforçou que seu Estado está superando, por mais um ano consecutivo, o recorde na produção de grãos e fibras. Ao mesmo tempo, afirmou o parlamentar, também assegura a liderança nacional das commodities agrícolas. “O topo da produção está garantido graças ao avanço das áreas plantadas com soja e milho, que evoluíram de um ciclo para outro 12% e 25%, respectivamente”.

Eliene Lima ressaltou que o milho ganha novamente destaque na produção. Mesmo com um início de cultivo complicado, causado pelos atrasos na colheita da soja – que automaticamente represa o cultivo do cereal, pois a área usada é a mesma –, a superfície plantada foi recorde. Ultrapassou os 3,30 milhões de hectares, crescimento de 25% sobre a área anterior, que foi de 2,64 milhões. “A  segunda safra desse cereal trouxe um novo ineditismo à série histórica: a superfície coberta representa 42,25% da área da soja”, reforçou.

No caso da soja, carro-chefe do agronegócio e das exportações mato-grossense, o parlamentar lembrou que o clima adverso e a incidência de pragas levou ao fechamento do ano-safra com uma produtividade negativa. “Esses fatores não impediram, contudo, que o Brasil batesse, até o momento, os Estados Unidos como vinha sendo projetado no ano passado”.

Hélio Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *