Eleuses Paiva critica proposta de pacto social para saúde

Deputado Eleuses Paiva (SP) - Foto: Heleno Rezende

O deputado Eleuses Paiva (SP) afirmou em plenário, nessa terça-feira (25), ter recebido com perplexidade a proposta de pacto social para a área da saúde apresentada pela presidente Dilma Rousseff. Para ele, “é um absurdo abrir as fronteiras para médicos despreparados e incompetentes para atender a população carente”.

Eleuses defendeu que a proposta cria dois modelos de saúde, um para ricos e outro para pobres. Segundo ele, os médicos estão mal distribuídos porque não há um vínculo fixo que ofereça garantias mínimas de trabalho para a categoria. “Estamos lutando nesta Casa para aprovar a PEC 454/09 que cria a carreira de estado para médicos, mas precisamos também de um gerenciamento da saúde”.

O parlamentar criticou a atuação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que, de acordo com ele, deixou de empenhar 17 bilhões destinados à área. “Quero ver nessa quarta-feira (26) durante as manifestações já agendadas, o ministro explicar onde colocou esses recursos não empenhados. Isso, sim, é um crime”.

Eleuses defendeu ainda a realização do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o chamado Revalida, para a contratação de médicos estrangeiros. “Assim poderemos trazer realmente bons profissionais como fizeram os Estados Unidos”, ressaltou.

Para o deputado, é preciso criar um projeto digno para o país. “Queremos competência na administração do trato público”, concluiu.

Raquel Sacheto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *