Dr. Paulo César e Silas Câmara cobram políticas públicas para artistas circenses

Deputado Dr. Paulo César (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

Em audiência pública realizada pela Comissão de Cultura nessa terça-feira (9), os deputados Dr. Paulo César (RJ) e Silas Câmara (AM) defenderam a necessidade de políticas públicas de saúde para os artistas circenses. Membro titular da comissão, Dr. Paulo César sugeriu a criação de um cartão de identidade do Sistema Único de Saúde (SUS) para a categoria, enquanto Silas Câmara propôs a criação de um projeto habitacional itinerante para os artistas brasileiros.

Para ambos, a falta de residência fixa é o grande entrave atual. “O SUS é hoje nacional, mas a pessoa para ser atendida tem que ter residência fixa, o que esses artistas não têm”, ressaltou Dr. Paulo César.

A classe circense é composta, atualmente, por mais de 30 mil famílias. “Não importa se eles estão em Manaus ou em Porto Alegre. Com um cartão nacional em mãos, os artistas e seus filhos poderiam ser atendidos sem discriminação”, frisou Dr. Paulo César. A sugestão de Silas Câmara é que o próprio setor desenvolva e apresente um projeto, ainda dentro da comissão. “Esse ano temos um orçamento para ser aprovado em setembro. Podemos pegar uma das cinco emendas da Cultura e direcionar para habitação itinerante desses brasileiros.”

Danielle Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *