Dr. Paulo César cobra regulamentação salarial para agentes comunitários da saúde

Deputado Dr. Paulo César (RJ) - Foto: Cláudio Araújo

Em debate promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), que lotou o auditório Nereu Ramos nesta terça-feira (18), o deputado Dr. Paulo César (RJ) cobrou a regulamentação do piso salarial para agentes comunitários da saúde e de combate às endemias. De acordo com o parlamentar várias discussões já foram feitas para tratar da  Emenda Constitucional 63/10, que busca estabelecer piso salarial e do plano de carreira desses agentes, mas ainda falta a regulamentação final.

Segundo ele, após os debates foram traçadas, por todos os atores envolvidos, as diretrizes básicas para a conclusão desse processo. Para ele, agora essa adequação salarial só depende do ministro da Saúde.  “Tudo o que tinha que ser conversado, em comissões, audiências públicas já foi acordado nesse amplo debate. Agora os profissionais não aguentam mais esperar. Está na hora de por fim a esta luta e fazer justiça aprovando o piso salarial nacional. Porém, isso só vai acontecer quando o ministro da Saúde designar um comitê nacional para debater a questão”, pontuou.

Paulo César destaca que esses profissionais atuam de forma estratégica na prevenção de doenças endêmicas como a dengue, por exemplo.  “Eles trabalham lá na ponta. Entram na casa do cidadão, em todos os bairros, em todas as cidades e prestam esse serviço fundamental para a saúde pública”.

Em 2006, a Câmara propôs a regulamentação do piso da categoria através do Projeto de Lei 7495, que determina o aumento progressivo do piso para que o mesmo possa atingir até 2015 o valor corresponde a dois salários mínimos.

Carola Ribeiro

Ouça também a matéria de rádio:

[audio:http://psdcamara.org.br/wp-content/uploads/2013/06/Dr-Paulo-Cesar-cobra-regulamentacao-do-piso-salarial-para-agentes-comunitarios-da-saude-19-06-2013.mp3|titles=Dr Paulo Cesar cobra regulamentacao do piso salarial para agentes comunitarios da saude 19-06-2013]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *