Deputados do PSD denunciam irregularidades no Provab

Deputado Armando Vergílio (GO) - Foto: Cláudio Araújo

Em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), os deputados Eleuses Paiva (SP) e Armando Vergílio (GO) denunciaram, ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, uma série de irregularidades no Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica, o Provab, criado pelo governo para estimular a ida de médicos para munícios carentes.

Os parlamentares afirmaram que salários atrasados e problemas de infraestrutura são os principais fatores que afastam recém-formados do programa governamental. Para o ministro, a falta de interesse em trabalhar no interior é o principal argumento. A escassez de profissionais no Provab é também um dos pilares da defesa e Padilha para a contratação de médicos estrangeiros para o país.

Vice-líder do PSD, Eleuses informou que médicos do programa alocados na cidade de Calcária (CE) o procuraram para reclamar de falta de água para o tratamento de pacientes. “Estão sem agua há três meses”, alertou.

Armando Vergílio compartilhou da preocupação de Eleuses. O parlamentar deu exemplo do próprio filho, médico do Provab no interior de Santa Catarina, que reclama de salários atrasados. “Ele está sem receber desde o fevereiro e não existem as mínimas condições para que um profissional trabalhe com qualidade e dignidade”.

Eleuses comentou ainda que o problema da “escassez” poderia ser resolvido com uma administração correta de profissionais “Temos concentração excessiva de médicos nas capitais e nas grandes cidades, porém não existe política para que isso acabe. Em vez de focar nisso, decide trazer médicos do exterior sem checar a qualidade desses profissionais”, afirmou.

Em resposta, Alexandre Padilha respondeu que o ministério vai ampliar a supervisão do Provab.

A favor dos estrangeiros

O deputado Dr. Paulo César (RJ) também participou da audiência. Ele concordou com Padilha e afirmou ser possível a contratação de médicos estrangeiros para suprir a necessidade do país. “É totalmente viável. Na minha época de faculdade estudei com pessoas de diversas nacionalidades. Temos que aumentar a oferta de profissionais”.

Luís Lourenço

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_eleuses_paiva_dr_paulo_cesar_e_armando_vergilio_contratacao_de_medicos_estrangeiros_no_brasil_12-06-2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *