Representantes de entidades filantrópicas e da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) estiveram reunidos com o deputado Joaquim Passarinho (PA) na terça-feira (3), para debater a pauta legislativa para as Santas Casas de Misericórdia paraenses. Somente no estado existem oito hospitais filantrópicos que atendem 10 municípios.
“Os hospitais filantrópicos e Santas Casas precisam de um olhar diferenciado, pois atendem mais de 70% de pacientes encaminhados pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. Por isso, estamos trabalhando junto com os gestores hospitalares e a Confederação Nacional da Saúde para manter este atendimento diferenciado e de qualidade que a população merece”, defendeu Passarinho.
Também participou do debate o deputado Antônio Brito (BA), presidente da Comissão de Seguridade Social e Família e da Frente Parlamentar das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas. “Os projetos em tramitação hoje na Câmara merecem nossa atenção. Tivemos importantes conquistas como a criação da linha de crédito especial para as entidades, mas, precisamos avançar”.
Um grupo de 20 gestores hospitalares filantrópicos do Pará acompanhou a reunião. “Foi coroado de êxito este encontro. Apresentamos uma agenda legislativa com os projetos de lei que tramitam na casa e agradecemos o comprometimento dos deputados”, ressalta o presidente do CNSaúde, Breno Monteiro.
Diane Lourenço