Deputados defendem plano de carreira para profissionais da saúde

Deputado Roberto Santiago (SP) - Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Trabalho, Administração e de Serviço Público (CTASP) realizou audiência pública nessa quinta-feira (23) para debater o Projeto de Lei 2750/11, do deputado André Moura (PSC/SE), que fixa o piso salarial dos médicos em 9 mil reais para uma jornada de 20 horas semanais. O presidente da comissão, deputado Roberto Santiago (SP), defende a criação de um plano de carreira completo para esses profissionais e acredita que os governos estaduais possuem realidades e receitas diferentes o que impossibilita algumas cidades de pagar o valor proposto para o piso.

Santiago afirma que antes é necessário oferecer infraestrutura a estes profissionais. “O plano tem que ser completo. Não adianta você ter o médico e não ter uma maca ou aparelho de raio X e demais equipamentos necessários para garantir o atendimento. O plano nacional deve ir de A a Z”, destacou.

O deputado Eleuses Paiva (SP) considera o projeto adequado e criticou o governo por não ter resolvido antes a questão das carreiras dos profissionais da saúde.  “Em uma cidade do interior há promotor porque existe um plano de carreira e eles recebem incentivos econômicos e infraestrutura necessária para sua atuação. Se o Ministério da Saúde e o governo tivesse implantado isso há dois anos já teríamos resolvido 80% dos problemas que temos hoje na área”, explicou.

A matéria tramita, em caráter conclusivo, nas comissões de Trabalho (CTASP), Finanças e Tributação (CFT) e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Carola Ribeiro

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_roberto_santiago_e_eleuses_paiva_defendem_plano_de_carreira_para_profissionais_da_saude_23-05-2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *