Deputados aprovam projeto sobre royalties do petróleo

Deputados do PSD participaram, na Câmara, da aprovação do Projeto de Lei 2565/11, do Senado, que redistribui entre União, estados, DF e municípios os royalties provenientes da exploração do petróleo. Depois de muita polêmica, o texto segue para sanção da presidente.

O líder do PSD na Câmara, deputado Guilherme Campos (SP), comemorou a aprovação da proposta independentemente do resultado. “O Congresso realizou o seu papel: votou um assunto de extrema importância para todos os brasileiros”, disse.

Para o deputado Arolde de Oliveira (PSD-RJ), o resultado não foi satisfatório. Ele questionou a falta de compensação para os estados produtores. “Não existe no projeto de lei nenhuma compensação para essas perdas. Esse assunto tem um conjunto enorme de inconstitucionalidade que gera quebra de contrato”, declarou.

Já o deputado Sérgio Brito (PSD-BA) ficou satisfeito. Ele justificou que, atualmente, dos 417 municípios baianos, apenas seis recebem recursos dos royalties do petróleo. “Não podemos ter recursos dentro de poucos municípios. Queremos distribuir esse dinheiro para os municípios mais carentes. Desses 417 municípios, temos 350 no semiárido nordestino passando fome, necessidade, sem nenhuma infraestrutura e que precisa desse reforço”, enfatizou.

Em relação ao petróleo explorado por contratos de concessão e sob o regime de partilha, Reinhold Stephanes (PSD-PR) elogiou a decisão do plenário. “Agora, todo novo poço que venha a ser perfurado já deverá ser distribuído igualitariamente. Se aceitássemos a tese de que respeitaríamos todos os atuais contratos, mesmo aqueles que ainda não estão em exploração, os estados dificilmente teriam algum retorno que possa ser considerado pelo menos razoável”, argumentou Stephanes.

A matéria contava com um substitutivo do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) que não chegou a ser votado. O deputado Carlos Sousa (PSD- AM) lembrou que com a proposta de Zarattini, o Estado do Amazonas teria um prejuízo de exatos R$ 196 milhões. “O projeto do Senado traz um pouco de prejuízo para a cidade de Manaus, porém, em compensação, nos dá esses R$ 196 milhões para todos os municípios. Então, Manaus também ganha porque haverá um repasse muito maior para os 61 municípios amazonenses”.

Pelo texto, dois fundos especiais distribuirão, sem especificação de percentual, os royalties a todos os estados e municípios para áreas de educação, infraestrutura social e econômica, saúde, segurança, programas de erradicação da miséria, cultura, esporte, entre outros. A União receberá 20% dos royalties do petróleo.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/deps_arolde_de_oliveira_sergio_brito_carlos_souza_aprovacao_projeto_que_redistribui_royalties_07_11_2012.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *