A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (21) o Projeto de Lei 1826/20 que estabelece o pagamento de compensação financeira de R$ 50 mil aos profissionais de saúde que forem incapacitados permanentemente após contaminação pelo coronavírus. Uma emenda de autoria do deputado Júnior Ferrari (PA) também foi acatada e viabilizou o pagamento de auxílio funeral aos parentes das vítimas em caso de morte.
“Infelizmente todos os dias é noticiado um aumento na quantidade de óbitos de profissionais que atuam diretamente no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Por isso, propus um auxílio especial que será composto de um valor adicional de três salários mínimos para despesas com o funeral”, defendeu Júnior Ferrari.
Durante a votação, o deputado Marco Bertaiolli (SP) orientou o voto da bancada. “O PSD está ao lado dos projetos que visam minimizar os efeitos dessa pandemia que estamos enfrentando. É preciso valorizar os profissionais da saúde que estão na linha de frente. Eles têm o nosso apoio”, disse.
O projeto agora segue para análise do Senado Federal.
Diane Lourenço e Renan Bortoletto