Defesa do Consumidor discute conflito entre lojistas e shopping centers

Audiência pública realizada na Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara dos Deputados discutiu, nesta quarta-feira (28), impasses existentes entre lojistas e shoppings centers. O deputado Roberto Santiago (PSD-SP), um dos solicitantes da audiência, propôs o debate sobre o Projeto de Lei 7137/02 que trata das cobranças de locação.

Para Santiago, os shoppings centers têm uma atitude impositiva. “O comerciante que aluga o espaço no shopping está sendo empurrado a todo momento e sendo cobrado de coisas que ele não concorda, por isso é preciso chegar a um entendimento. O que está sendo proposto é uma legislação onde exista a possibilidade do lojista participar de assembleias, discussões, de ajudar nas decisões, ou seja, de estar integrado com aquilo que é feito dentro do shopping center e não ficar sob o comando e a vontade de um só”, pontuou.

Um dos pontos que o projeto prevê é à proibição da cobrança de encargos relativos à cessão ou sublocação dos espaços comerciais em shopping centers. Outro tópico veda as administradoras de shoppings de repassarem ao condomínio despesas relativas às suas atividades. A proposta também não permite a cobrança de encargos condominiais juntamente com a prestação do aluguel.

Relator do projeto na comissão, o deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), que também requeriu a audiência, sugere que o lojista exponha suas discordâncias antes mesmo do fechamento do contrato do aluguel da loja. “Tudo que acontece entre lojistas e shopping centers está no contrato. E tudo o que vai acontecer está previsto. Então, a hora de reclamar é antes de assinar. Os conflitos não têm que ser resolvidos aqui na Câmara. Se a relação está ruim, se alguém está lesando alguém, tem que ir para a justiça reclamar”, argumentou Araújo.

Na audiência, os parlamentares debateram o assunto com o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pelizzaro Júnior, com o presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Luiz Fernando Pinto Veiga, com Ronaldo Sielichow, presidente do Conselho Nacional de Entidades de Shopping Centers (Conecs), entre outros convidados.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_roberto_santiago_audiencia_publica_sobre_lojistas_e_shopping_centers_28_11_2012.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *