Danrlei questiona atraso nas obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo

Deputado Danrlei de Deus (RS) - Foto: Heleno Rezende

Membro titular da Comissão de Turismo e Desporto (CTD), o deputado Danrlei de Deus (RS) participou de audiência pública com a presença do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, nesta terça-feira (9) e questionou o atraso nas obras de mobilidade urbana previstas na matriz de responsabilidades relacionada à Copa do Mundo. Segundo o deputado, o Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que apenas 22,8% das obras previstas estão sendo executadas em todo o país.

A matriz de responsabilidades determina as áreas prioritárias de infraestrutura das 12 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014. Danrlei perguntou ao ministro “por que as cidades sedes não têm utilizado esses recursos disponíveis na Caixa Econômica. A verba não é retirada há mais de dois anos. Em Porto Alegre, nem um por cento está sendo usado. O senhor afirmou que existe fiscalização sobre as verbas destinadas para essas obras, mas o que se espera é que o ministério cobre com mais veemência esses estados que não têm dado andamento ao cronograma. A fiscalização está sendo insuficiente”, pontuou.

De acordo com Aldo Rebelo, no caso da cidade de Porto Alegre, a prefeitura tem realizado as obras dentro do previsto. “O desembolso de mais recursos não foi feito porque ainda não houve a medição da parte construída pela Caixa Econômica, responsável pelo pagamento de transferências do governo federal”, esclareceu.

Danrlei também apoiou o presidente da comissão, deputado Romário (PSB-RJ), que questionou o acréscimo de mais de 250% no custo geral das obras do megaevento esportivo. Em 2007, a previsão de gastos era de R$ 2 bilhões e chegou a mais de 7,2 bilhões em 2013. “Essa indagação também é minha. Continuo ao lado do deputado Romário trabalhando para que esse aumento exorbitante seja explicado”.

Rebelo afirmou as características específicas de cada obra justificam a mudança nos valores.

Emmanuelle Lamounier

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_danrlei-e-ministro-aldo-rebelo-audiencia-publica-na-comissao-de-turismo-10-04-213.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *