Danrlei e Guilherme defendem loterias mais atrativas para o futebol

Deputado Guilherme Campos (SP) - Foto: Cláudio Araújo

Na abertura dos trabalhos da comissão especial que analisa o Projeto de Lei 6.753/13, que cria o Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos (Proforte), os deputados Guilherme Campos (SP) e Danrlei de Deus (RS), defenderam a necessidade de remodelar os serviços de loteria ligados ao futebol.

Em audiência pública, realizada nesta quarta-feira (5), discutiram-se mudanças para a Timemania, loteria criada em 2007 que repassa 22% do total arrecadado para que os times possam quitar dívidas com INSS e FGTS. Os parlamentares enfatizaram que essa ainda não é a solução definitiva para os problemas financeiros dos clubes. “Foi uma tentativa que, na prática, não deu certo”, disse Campos.

Ele sugeriu que a Caixa Econômica Federal implante tipos de loterias mais atrativas que remunere, inclusive, os times adimplentes, como forma de incentivo. “Que seja para pagamento de dívidas ou para remuneração dos clubes que não as têm. A Caixa pode melhorar o processo com loterias online, por exemplo; bem como direcionar parte dos patrocínios das empresas públicas para amortização de dívidas”.

Já Danrlei, que em 2012 coordenou o grupo de trabalho que discutiu o futuro da Timemania,  enfatizou que os clubes precisam participar mais do processo, sendo de fato, parceiros da Caixa na divulgação dos produtos, atraindo assim, mais apostadores. “Uma solução rápida e dinâmica como o futebol seria a raspadinha. Nesse momento, acredito que ela possa fazer diferença e dar condições para os clubes quitarem suas dívidas”, acrescentou.

De uma lista de 98, apenas 23 clubes participam da Timemania atualmente.

Danielle Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *