Danrlei defende exames fora de competição para combate ao doping

Deputado Danrlei de Deus (RS) - Foto: Heleno Rezende

O deputado Danrlei de Deus (RS) defendeu em audiência pública realizada pela Comissão de Turismo e Desporto, nesta terça-feira (25), a realização de exames fora das competições como ferramenta fundamental no combate ao doping. “Precisamos que os atletas façam exames periódicos, sem aviso prévio, como prevenção. Só assim vamos saber a real situação de cada um; se está ou não tomando algum medicamento com substâncias proibidas”, destacou.

Para o parlamentar, operações surpresas, sem nenhuma comunicação prévia é a medida mais efetiva para garantir um programa de antidopagem forte no Brasil. “Do meu tempo para cá, acho que já melhoramos muito, mas ainda estamos abaixo do nível mundial”.

A discussão sobre o tema abrange também, segundo Danrlei, pontos como a divulgação da composição de cada produto pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A maioria desses atletas não sabe o que faz ou não parte de um doping. Sei de colegas que tomaram remédios que não apresentavam aparentemente nada de proibido em suas bulas, mas que deram positivo nos exames”, concluiu.

Danielle Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *