Criada a Subcomissão Permanente dos Movimentos Migratórios

Deputado Geraldo Thadeu (MG) - Foto: Heleno Rezende

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) aprovou o requerimento nº 213/13, do deputado Geraldo Thadeu (MG) que cria, no âmbito do colegiado, a Subcomissão Permanente dos Movimentos Migratórios no país. Segundo o deputado, o objetivo é estudar de forma preventiva a capacidade do Brasil em receber estrangeiros. “Essa subcomissão será o fórum próprio para acompanhar os movimentos de brasileiros no exterior e de estrangeiros em nosso território”, explicou.

Para o parlamentar, a melhora da situação econômica justifica o grande número de estrangeiros interessados em residir no país. “Há pouco tempo tínhamos mais de 4 milhões de brasileiros espalhados pela Europa, Estados Unidos. Hoje este quadro se inverteu. Estamos, agora, recebendo um grande número de estrangeiros”.

Geraldo Thadeu afirmou que a subcomissão pretende tratar ainda, de questões como tráfico de pessoas e migrantes submetidos a trabalho escravo. Ele citou como exemplo, o amparo ao grande fluxo de haitianos ao Brasil após o terremoto de janeiro de 2010 (que causou graves consequências na estrutura social e governamental do Haiti). “Queremos que a migração seja acompanhada de uma forma justa”, completou.

O próximo passo da Subcomissão é a formação de seu colegiado, que segundo Thadeu, será composta por parlamentares que se interessam pelo tema.

Carola Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *