CPI do Carf aprova convocações indicadas por pessedistas

A CPI que investiga irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) aprovou cinco pedidos de convocação solicitados pelos deputados pessedistas, Joaquim Passarinho (PA) e Delegado Éder Mauro (PA).  Deverão prestar esclarecimentos, dois ex-conselheiros, um empresário, um atual conselheiro e ex-subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil.

Delegado Éder Mauro lembrou que todo o esquema de desvio de dinheiro começou com as investigações da Operação Zelotes da Polícia Federal, em 2015. “Os indícios dessa gênese foram apontados pelo Ministério Público e levado a cabo pela Polícia Federal. Entre as mais graves suspeitas está a venda de medidas provisórias para beneficiar certas empresas.”

Para Joaquim Passarinho, os indícios de envolvimento de ex-conselheiros mostram que eles devem ser ouvidos. “Eles são acusados de receber propina para votar a favor, o que acabou reduzindo as dívidas das empresas com o Fisco. Fatos que estão revelados pela Operação Zelotes.”

Deverão comparecer à CPI: a ex-conselheira suplente do Carf e sócia do escritório JR Silva advogados, Adriana Oliveira e Ribeiro; o ex-conselheiro, Antônio Lisboa Cardoso; o conselheiro, Maurício Taveira e Silva; o sócio fundador da Mitsubishi do Brasil, Eduardo Souza Ramos; e o ex- subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil, Luiz Alberto dos Santos.

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *