CPI da Exploração Sexual – Roberto Santiago abre espaço para denúncias

Carolina Mourão*

O deputado Roberto Santiago (PSD-SP) anunciou, nesta terça-feira (10/04), que já colocou à disposição um telefone de seu gabinete em Brasília para receber denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o país. O número é o (61) 3215 5533. A CPI também abrirá um telefone gratuito para a mesma finalidade.

Santiago é membro titular da CPI da Câmara criada semana passada e que vai investigar em 120 dias denúncias recentes de exploração sexual contra crianças e adolescentes, praticada por policiais militares no Distrito Federal. A CPI também vai investigar denúncias, por meio de diligências – principalmente nos estados de fronteira onde ocorrem mais registros, com apoio das polícias integradas e mapear o problema.

“Também vamos colher os resultados da CPI mista realizada entre 2003 e 2004 e suas consequências, e dar continuidade ao processo. Principalmente, traremos desta vez a sugestão de alternativas a essas crianças que, por diversos motivos, acabam se conformando com sua própria tragédia, que são cursos técnicos e a saída para uma profissão”, comentou Roberto Santiago.

“A Exploração sexual de crianças e adolescentes é uma realidade que deve ser combatida permanentemente. Foram muitas as CPIs sobre o tema no Congresso e nas Câmaras Municipais e Assembléias do país que, juntas formam uma vasta orientação de como prodecer. Devemos avançar, consolidar o combate”, reiterou.

Denuncias informam que atualmente são mais de 937 municípios envolvidos. “É uma situação complexa que muitas vezes envolve uso de drogas. Sabemos que territórios do crack estão ligados a redes de exploração sexual e vamos atrás disso, mapear as regiões e deixar esse trabalho pronto para o Ministério Público atuar com a polícia”, informou.

*Assessora de imprensa do dep. Roberto Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *