Correio Braziliense | Política: Nome do Centrão

Na disputa pela Presidência da Câmara dos Deputados, o Centrão, grupo informal de 13 partidos médios e pequenos, adiou a reunião que faria ontem na tentativa de lançar um candidato único na briga. Na última quarta-feira, o PSD lançou como candidato o líder do partido, Rogério Rosso (DF). O Centrão deverá realizar eleições prévias na tentativa de encontrar consenso em torno de um candidato.

A intenção é que cada partido lance seu próprio nome, a ser colocado em votação. O líder do PTB, Jovair Arantes (GO), é pré-candidato, assim como o primeiro-secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP). A expectativa é que o grupo se reúna na segunda-feira à noite. De acordo com Rosso, o Centrão tentará primeiramente chegar a um nome em comum sem fazer prévias.

O nome que for decidido deverá disputar as eleições com o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tenta encontrar uma brecha para se candidatar à reeleição. A Constituição e o regimento interno dispõem que não pode ter um novo mandato à frente da Casa em uma mesma legislatura. Maia, porém, tenta usar o argumento de que ele ocupou um mandato– tampão, de apenas seis meses, para substituir o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). (JC)

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *