Conselho de Ética adia para amanhã definição dos relatores

Deputado José Carlos Araújo - PSD/BA (Foto: Heleno Rezende)

Ficou para amanhã a definição dos relatores dos processos instaurados nesta terça-feira (07) pelo Conselho de Ética da Câmara contra os deputados João Carlos Bacelar (PP-BA) e Marcos Medrado (PDT-BA). A decisão foi anunciada pelo presidente do colegiado, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA). A previsão para a conclusão dos dois processos é 18 de dezembro, após serem cumpridos os prazos regimentais.

Entre os deputados Onix Lorenzoni (DEM-RS), Ricardo Izar (PSD-SP) e Jorge Corte Real (PTB-PE) sairá o relator do processo aberto contra Marcos Medrado (licenciado). Da lista tríplice formada por Sibá Machado (PT-AC), Gonzaga Patriota (PSB-PE) e Evandro Milhomem (PCdoB-AP), será escolhido aquele que ficará encarregado de relatar a denúncia contra João Carlos Bacelar.

O Psol usou como base uma reportagem publicada pelo do jornal O Globo para acusar os dois parlamentares de participação em um esquema de compra e venda de emendas ao Orçamento da União.

Embora não tenha comparecido à sessão do Conselho de Ética nesta terça-feira, o baiano João Bacelar disse que tudo não passa de uma denúncia requentada e irresponsável. Além disso, considerou-se vítima de perseguição do jornalista Paulo Celso Pereira, antes na revista Veja e, que atualmente está em O Globo.

José Carlos Araújo explicou porque deixou para esta quarta-feira a definição dos relatores. “É como alguns dos que foram sorteados não estavam presentes, decidi entrar em contato com eles para saber de existe alguma restrição para que possam desempenhar as respectivas designações”.

O deputado baiano do PSD prometeu que o anúncio dos relatores será feito no começo da tarde desta quarta-feira. Ele decidiu ainda abrir para o período entre 27 a 31 de agosto o prazo para a apresentação dos relatórios preliminares e entre 4 e 6 de setembro, a votação dos respectivos pareceres.

Ainda de acordo com José Carlos Araújo, como o recesso parlamentar começará regimentalmente no dia 22 de dezembro, a conclusão dos processos está previsto para o dia 18. “Pode ser que ocorra até antes, mas, pelo cronograma que estabelecemos, dá perfeitamente para fecharmos os trabalhos antes do recesso”.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *