Comissão de Agricultura discute uso de gás liquefeito no agronegócio

Deputado Moreira Mendes (RO) - Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) irá discutir o uso potencial do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) no agronegócio. Audiência pública solicitada pelo deputado Moreira Mendes (RO)  foi aprovada nessa quarta-feira (19). O parlamentar destaca que a participação do Brasil na matriz energética ainda é discreta, distanciando o país de mercados como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Canadá e Japão, que já utilizam o gás em diversas funções de suas atividades econômicas.

Para o deputado, o uso do gás vai além da infusão de alimentos e do aquecimento de água para o banho, que respondem pelos empregos mais frequentes do combustível. “No agronegócio ele pode ser utilizado para aquecimento de ambientes na avicultura e suinocultura, higienização de áreas de criação de aves e suínos, chamuscagem de pele animal, combate contra pragas e ervas daninhas nas plantações, controle de temperatura das estufas de plantas, flores e frutas, além de muitas outras funções”, destacou.

Moreira Mendes enfatizou que cada vez mais o GLP se apresenta como a melhor opção para diversos setores da economia brasileira. “Estudos comprovam que é uma fonte limpa de energia e que provoca menor impacto ao meio ambiente em relação aos demais combustíveis”.

Para a audiência foram convidados Edison Lobão, ministro de Minas e Energia; Magda Chambriard, diretora Geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; Maurício Antônio Lopes, presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Sergio Bandeira de Mello, presidente do Sindicato dos Distribuidores de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás).

Jaque Bassetto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *