A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou a criação de um programa de atividade física no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), uma proposta do deputado Carlos Sampaio contra o sedentarismo e em defesa de uma vida saudável (PL 9807/18).
“Precisamos minimizar o risco de doenças. Isso evita mortes prematuras, desafoga o sistema de saúde e gera renda nos municípios”, destacou Carlos Sampaio.
A proposta foi aprovada na forma de um substitutivo apresentado pela relatora, deputada Flávia Moraes (PDT-GO). O texto prevê o mapeamento de regiões prioritárias para a implementação do programa, levando em consideração critérios socioeconômicos e a carência na prestação de serviços de saúde.
O programa será financiado com recursos da União, por meio do Ministério da Saúde. Professores de educação física que já atuam na rede pública serão responsáveis por colocar o programa em prática e as escolas onde esses profissionais já trabalham oferecerão a infraestrutura necessária para as atividades.
A matéria segue agora para análise nas Comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça da Câmara.
Emmanuelle Girard