CNA apresenta ao Ministro da Agricultura nova Plataforma de Gestão Agropecuária

Verônica Gomes*

Deputado Eduardo Sciarra participa do lançamento da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) da CNA

Nesta quarta-feira (18), em Brasília, a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, senadora Kátia Abreu (PSD), entregou ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mendes Ribeiro, sistema informatizado que permitirá a integração dos registros e das movimentações dos rebanhos no país.

A nova plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) apresenta uma série de vantagens como maior credibilidade, transparência, agilidade na coleta de dados sobre o trânsito de bovinos e a integração de vários sistemas de controle, inclusive sanitário. A PGA reunirá informações eletrônicas sobre o cadastro e o trânsito de bovinos em todo o território brasileiro, entre outras informações dessa cadeia produtiva.

“A nova PGA oferecerá as condições necessárias para que o Brasil consolide sua posição de destaque como produtor e exportador de carne bovina”, afirmou a senadora Kátia Abreu. Nosso país exportou 1,4 milhão de toneladas de carne bovina, alcançando o lugar de maior exportador do produto em 2011.

Segundo o ministro Mendes Ribeiro, a partir de 1º de julho deste ano, todas as Guias de Trânsito Animal (GTAs) precisarão ser eletrônicas, emitidas a partir do sistema que será disponibilizado a partir de agora. Os Estados que já fazem esse controle de forma eletrônica terão que migrar as informações para o sistema, que será fornecido pelo Governo federal. As Guias de Trânsito Animal (GTAs) emitidas pelos Estados deixarão de ser preenchidas de forma manual e serão feitas por vias eletrônicas.

As informações sobre o rebanho brasileiro serão centralizadas pelo MAPA, de maneira a garantir agilidade no processo de elaboração de políticas de apoio ao setor.

Presente no evento, o deputado federal Eduardo Sciarra declarou que “essa é uma ferramenta que irá melhorar a qualidade e o acesso às informações da produção brasileira para todos os agropecuaristas. A implantação da Plataforma vai fortalecer o processo de gestão operacional e estratégico do setor agropecuário, transformando-o em um sistema mais transparente e menos burocrático”.

*Assessora de imprensa do dep. Eduardo Sciarra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *