Charles Fernandes propõe royalties a municípios por parques eólicos e solares

Deputado Charles Fernandes (PSD-BA). Foto: Cláudio Araújo

O deputado Charles Fernandes (BA) quer que as empresas paguem royalties aos municípios que possuem parques eólicos ou solares em seus territórios para compensar a exploração (PL 498/2024).

O projeto determina que as empresas geradoras paguem 7% do valor da energia elétrica produzida às localidades. É o mesmo modelo aplicado, por exemplo, na exploração de petróleo.

Compensação

Fernandes destaca que, embora a instalação dessas usinas gere empregos inicialmente, não há um retorno financeiro contínuo garantido por lei, o que tem sido motivo de reclamação por parte dos prefeitos. “A médio e longo prazo, essa atividade gera transtornos”, explicou.

Comunidades que vivem próximas aos parques eólicos sofrem com a poluição sonora constante, comparável ao barulho de uma turbina de avião, causando insônia e ansiedade.

Além do impacto sonoro, as altas torres afetam o meio ambiente, devastando dunas e manguezais, alterando a vegetação, e provocando a morte de animais.

Para o parlamentar, é justo que as empresas participem do desenvolvimento local, especialmente porque muitos municípios dependem dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios.

Manu Nunes, com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *