Ademir Camilo cobra explicações sobre situação da Polícia Ferroviária

Deputado Ademir Camilo (MG) - Foto: Cláudio Araújo

Requerimento do deputado Ademir Camilo (MG) solicitando nova audiência pública para ouvir a Secretaria Executiva do Ministério da Justiça sobre a atual situação dos policiais ferroviários foi aprovado hoje na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC). Em abril deste ano, a Secretaria já havia sido convidada a participar do debate, mas não compareceu à audiência.

“Há um vácuo jurídico que precisa ser resolvido. Esses policiais já foram contratados, recebem do governo federal e, por isso, deveriam estar fazendo a segurança nas ferrovias. Estão, no entanto, alocados em outros órgãos. A segurança está sendo feita por terceirizados e o Executivo está pagando duas vezes por isso”, disse Ademir.

Segundo o deputado, a transferência desses policiais ferroviários federais, ao Ministério da Justiça, foi aprovada em 2010. “Até hoje, porém, a Pasta não realocou esses servidores que estão, por exemplo, atuando nos ministérios do Transportes e das Cidades. Além disso, eles trabalham fora da finalidade para a qual foram contratados”.

Apesar da aprovação, há mais de três anos, da criação do Departamento de Polícia Ferroviária Federal, Ademir afirma que o órgão jamais saiu do papel. “Existe ainda a portaria 3.252, publicada no Diário Oficial da União, no dia 21 de dezembro de 2012, que instituiu um grupo de trabalho para elaborar o projeto de criação da Polícia Ferroviária Federal e a transferência dos profissionais da segurança pública”.

Outro agravante, segundo o parlamentar, é a previsão, no artigo 144 da Constituição Federal de 1988, de uma Polícia Ferroviária Federal como instituição constitucional permanente, organizada e mantida pela União, para patrulhamento ostensivo das ferrovias federais. “Se está previsto na Constituição e já estão contratados os policiais para essa finalidade, precisamos saber por que até hoje não ocorreu a criação do departamento e a transferência. Precisamos do posicionamento do Ministério da Justiça para tomar medidas adequadas para que essa segurança exista de fato”.

Verônica Gomes

Assuntos:

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *