César Halum é eleito vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Ambiental e da Moradia para Todos

Vinícius Rocha*

Na manhã desta quinta-feira, 19, na Câmara Federal, em um café da manhã, foi feita a eleição dos membros do corpo diretivo da Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Ambiental e da Moradia para Todos. Eleito por unanimidade presidente da Frente, o líder do PSC na Casa, deputado André Moura, é o autor do requerimento que instituiu a formação do novo grupo suprapartidário, que tem como vice-presidente o deputado tocantinense César Halum (PSD).

O Saneamento Ambiental e da Moradia para Todos, está relacionado com o abastecimento de água potável, a gerência de água pluvial, a coleta de lixo, tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manuseio dos resíduos sólidos, o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.

“A contradição da não efetivação total e completa do Saneamento Ambiental e da Moradia para Todos, gera a cada ano o dispêndio de vultosos recursos para a saúde e habitação, quando muitos desses recursos poderiam ser poupados em benefícios de outras áreas de interesse popular, como, por exemplo, a educação e a segurança pública”, ressalta o vice-presidente César Halum.

O deputado afirma que uma das ações da Frente será a busca por efetivação das obras de saneamento iniciadas e não concluídas do PAC 1, que nos últimos 5 anos conseguiu concluir apenas 17% dos projetos. “Saneamento básica é um direito do cidadão e uma obrigação do Estado”, assevera.

Desafios

Atender as necessidades da população respeitando os critérios ambientais é um dos grandes desafios do Poder Público. Nesse ponto entram o uso consciente da água e a preservação das áreas de mananciais. “Se não conseguirmos construir cidades ambientalmente adequadas, cidades sustentáveis, todos, sem exceção, sofreremos as consequências pela degradação ambiental. Não podemos acusar as propriedades rurais como as causadoras do desequilíbrio ambiental, e esquecer que nas cidades estão os maiores problemas”, destacou César Halum.

Estiveram presentes na reunião de composição da mesa diretora e os coordenadores regionais, os deputados federais: César Halum (PSD/TO) – 1º vice-presidente, Arnaldo Jardim (PPS/SP) – 2º vice-presidente, Felipe Pereira (PSC/RJ) – segundo-secretário, coordenadores – Gabriel Guimarães (PT/MG), Geraldo Resende (PMDB/MS), Professora Dorinha Seabra (DEM/TO), Nilson Leitão (PSDB/MT) , Izalci (PR/DF), Amauri Teixeira (PT/BA), Jesus Rodrigues (PT/PI), Leonardo Gadelha (PSC/PB), Assis Carvalho (PT/PI), Almeida Lima (PPS/SE).

*Assessor de imprensa do dep. César Halum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *