O deputado federal Carlos Souza (PSD-AM) sugeriu que o Governo Federal amplie o pacote de estímulo ao consumo para beneficiar o setor de motocicletas.
“No polo industrial de Manaus existe uma grande preocupação. Temos a maior fábrica de motocicletas do mundo, a Honda, que está vivendo uma crise por falta de crédito, enquanto o Governo libera 18 bilhões de reais de crédito para fomentar o setor automobilístico. Isso não é justo”.
No início da semana, o governo aprovou um pacote de estímulo ao consumo focando o mercado automobilístico, o que inclui caminhões, ônibus, carros populares e utilitários.
“Precisamos diminuir o IOF e o IPI, mas, ao mesmo tempo precisamos estimular as vendas. Está havendo uma repercussão muito negativa no polo de duas rodas da cidade de Manaus, tendo em vista a falta de vendas e de crédito”, citou.
O indicativo do deputado Carlos Souza ao Governo Federal é para que ele estenda o crédito de 18 bilhões para o setor de duas rodas na Zona Franca de Manaus.
No Polo Industrial de Manaus, o segmento fabricante de motocicletas é composto por 14 empresas fabricantes. É responsável por boa parte dos indicadores globais de faturamento, mão de obra e investimentos do PIM.
No ano passado o faturamento por subsetor e atividade foi de R$ 14.450.065,52 (20,95%). Neste ano o faturamento acumulado é de R$ 3.771.751,10 (23,48%). É responsável pela geração de mais 40 mil empregos diretos e indiretos na Zona Franca de Manaus e 140 no Brasil.
“Portanto, conclamo tanto a presidente Dilma Roussef como o ministro Guido Mantega a adotarem a mesma iniciativa, no sentido de socorrer o setor produtivo de duas rodas, também duramente atingido pela instabilidade da economia global”.
Da Redação