O deputado Carlos Souza (AM) apresentou nessa quarta feira (5), pedido de fiscalização e controle na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), para apurar supostas irregularidades cometidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, em relações com funcionários lotados na unidade descentralizada conhecida como “Embrapa Amazônia Ocidental”, em Manaus.
Segundo o parlamentar, informações preocupantes sobre supostos distúrbios no relacionamento entre a instituição e o grupo de empregados foram divulgadas em um vídeo elaborado pelo sindicato que relata irregularidades nas condições de trabalho, risco permanente de contaminação por material tóxico, descumprimento ostensivo de acordos coletivos, assédio moral e outros problemas relacionados.
“A Embrapa chegou a divulgar nota oficial desmentindo a existência de maus tratos envolvendo seus empregados. Mas um dos pontos do texto causa inevitável desconfiança. Dessa forma, o mais viável é que haja uma fiscalização para conclusão perfeitamente adequada à realidade dos fatos”, ressaltou.
O deputado amazonense afirmou ainda que é contra limitar a discussão à empresa e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (órgão encarregado de supervisionar suas atividades) e que a posição oficial da Embrapa, supostamente respaldada pela pasta, já é amplamente conhecida e não mostra real disposição para efetiva apuração dos fatos.
“Não há como contestar que apenas a ampliação do debate para o âmbito deste parlamento será capaz de fazer com que tal cenário, de fato, evolua.”, destacou.
Da Redação